Iogurte Funcional da Nutri

DIFICULDADE
Média

Adoro preparar iogurte em casa é muito fácil de fazer e eu posso controlar o tipo de bactéria que quero fermentar e para qual objetivo. Existem bactérias boas para combater a candidíase, e outras que servem  para o transito intestinal .

Além disso, ele é um alimento de fácil digestão sacietógeno e tem mil uma utilidades na cozinha.  Pode ser misturado com frutas ou geleias fica uma delicia, serve para substituir leite em receitas e para molhos de saladas. É rico em cálcio sendo importante para as mulheres, Para quem tem intolerância a lactose o iogurte  costuma ser  bem tolerado, mas pode  variar conforme  o nível de tolerância de cada individuo, ( consulte seu nutricionista)

Mas a lactose é exatamente o que as bactérias fermentam durante a formação do iogurte sendo assim sempre teremos baixa lactose em iogurte fermentados de VERDADE!

 

Ingredientes

  • 1 litro de leite (os melhores são com leite integral ou semidesnatado). Prefiro essa marca Leite Pasteurizado Fresco Integral Vitalatte Garrafa 
  • 1 sache de lactobacillos ou um iogurte @yorgus

 

Modo de preparo

Aqueça o leite até ele ficar morno, por volta dos 40º C, (nunca ferva – mata as bactérias do leite que precisamos para a fermentação ) teste  com dedo mindinho tem que estar quente mas sem queimar a pele, e misture os lactobacilos ou o iogurte natural que deverá estar em temperatura ambiente.

Coloque esta mistura em uma iogurteira ( sempre da certo e são baratas, vale a pena  ter em casa) programe entre 8 a 12 horas ou coloque a mistura em recipiente bem fechado envolva tudo com  pano de prato esterilizado ( eu fervo por 15 minutos e seco no sol) bem limpo e guarde-o dentro do micro-ondas fechado, e desligado, ou no forno de casa. Atenção não pode balançar tem que ficar parado aonde colocar ate que o iogurte esteja pronto. Normalmente faço a noite e de manhã está pronto, o tempo total depende da temperatura ambiente. Quem mora no sul deve usar a iogurteira obrigatoriamente.

O iogurte deverá estar pronto quando a consistência for igual ao do iogurte natural que se compra pronto.

Descubra receitas com os ingredientes