Cirurgia Bariátrica

O programa “Cirurgia Bariátrica” foi desenvolvido pela Dra. Luciana Harfenist e sua equipe, cujo objetivo principal é dar suporte nutricional baseado na ciência da Nutrição Funcional com abordagem Ortomolecular, garantindo que todas as etapas do processo do paciente que se propõe a cirurgia bariátrica sejam bem-sucedidas, do pré ao pós operatório.

O pré-operatório contempla uma criteriosa avaliação nutricional com análise do perfil metabólico do paciente através de exames laboratoriais, rastreamento metabólico, avaliação das funções digestivas, investigação de carências nutricionais associadas a sinais e sintomas, fortalecimento da imunidade, reeducação alimentar através de planejamento alimentar individualizado e orientações em relação aos cuidados necessários no pós-operatório. De fato, é um momento importante de conscientização das mudanças que ocorrem após cada técnica de cirurgia bariátrica e os cuidados que devem ser estabelecidos, como por exemplo, a evolução da dieta.

A Cirurgia Bariátrica limita a ingestão de alimentos devido às modificações no trato gastrointestinal do paciente, tornando-se assim, inviável que quantidades suficientes de alimentos sejam ingeridas.

A consequência desta limitação na ingestão é o surgimento de deficiências nutricionais relacionadas a fraqueza, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, pele seca, anemias, perda de visão noturna, fadiga, cansaço, doenças ósseas, depressão e demais complicações graves, caso o paciente não mantenha o acompanhamento nutricional por toda a vida, que além da alimentação individualizada, deve contemplar a suplementação de vitaminas, minerais e proteínas.

Havendo o acompanhamento nutricional, é possível reduzir ao máximo os riscos de surgimento de quaisquer deficiências nutricionais.

Sendo assim, o pós-operatório contempla toda evolução da dieta através de planejamento alimentar individualizado, reavaliação do estado nutricional e metabólico, investigação preventiva de deficiências nutricionais associadas a sinais e sintomas e interpretação criteriosa de exames laboratoriais específicos.

Neste momento, todas as orientações em relação aos cuidados pertinentes a cirurgia bariátrica serão relembrados, assegurando a adesão e impedindo que ocorra o reganho de peso após a cirurgia bariátrica, que é a realidade de muitos indivíduos que são submetidos a este procedimento e abandonam o acompanhamento nutricional.