Termogênicos emagrecem?

Os alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade  aumentar o gasto energético do seu organismo durante o processo digestivo e metabólico. Isso ocorre devido a  ação de algum princípios ativos contidos em alguns alimentos . Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total, entretanto não basta comer alimentos termogênicos  para emagrecer, é preciso, um conjunto de atitudes  benéficas ao organismo com o um plano nutricional de acordo com as necessidades genéticas de cada pessoa.

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal, aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso, e Interferências neste sistema podem ajudar no controle do emagrecimento e no controle da obesidade. Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada contribui para a perda de peso.

Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, o nutricionista deverá indicar o alimento termogênico conforme a necessidade de cada paciente. Para se beneficiar das propriedades termogênicas dos alimentos devemos ingeri-los com regularidade junto com atividade física  orientada. Pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, gastrite, ulcera, insônia, alergias, crianças e gestantes não devem fazer uso de termogênicos, sempre procure a orientação de um Nutricionista. O uso abusivo de termogênicos pode gerar taquicardia, aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia e nervosismo.

Alguns alimentos termogênicos:

Pimenta (vermelha) rica em capsaicina substancia favorece um aumento  da quebra gorduras no tecido  adiposo

3 gramasao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 15%.

CHÁ VERDE Camellia sinensis também favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia é maior em função do estimulo metabólico. O exercício físico potencializa esses efeitos. Para obter um efeito termogênico beba 4 xícaras do chá ao dia

Canela tem alto teor de cálcio mineral importante para o emagrecimento, alem disso também aumenta o metabolismo basal, pode ser utilizada em temperos de pratos salgados e doces.

A culinária Árabe utiliza a canela em carnes com frutas, chás e sucos.  A Canela é uma ótima opção para incrementar as compotas de frutas light e os as frutas  ficam mais saborosas com ela use 2c. de chá ao dia.
Guaraná em pó contém cafeína que é estimulante do sistema nervoso central o que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em cápsulas, sucos e shakes sempre até as 17:00 horas para não alterar o  sono. A quantidade deve ser individualizada.

Gengibre pode Aumentar o gasto calórico em mais de 10 %. O gengibre pode ser consumido cru, em marinadas para temperar carnes, aves, peixes, e fica ótimo no molho de tomate e sopas de legumes dia e chá com outras ervas.

Omega 3 contido em  de peixes (como salmão e sardinha atum ) Aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de  líquidos e aumenta comunicação  entre as células do organismo .

A água gelada também atua como termogênico.  Sim é verdade! Pois o organismo gastará energia para aquecer a água a uma temperatura adequada a absorção (36º) essa mudança de temperatura aumentará o metabolismo basal, mas esse efeito é muito leve .