Os poderes da Alcachofra

A cinarina (ácido monocafeioilquínico) é um componente  da alcachofra .  Estudos  biológicos com extratos da alcachofra, realizados em animais e em humanos, comprovaram a sua capacidade de diminuir o colesterol, proteger as células do fígado, com a ação colerética, colagoga e antioxidante.

Essa ação tem um efeito direto no metabolismo do fígado, melhorando a sua detoxificação, ou seja , colocamos para fora substancia que não são necessárias ao organismo com mais eficiência. Melhora a digestão das gorduras  e absorção de vitaminas e minerais .

Os taninos são compostos fenólicos  do metabolismo dos vegetais.  O efeito antidiarréico e anti-séptico acontece após a ingestão ao  se misturar  com  proteínas, formando complexos  antimicrobiano e antifúngico, podendo servir também como antídoto em casos  de intoxicações alimentar .

Auxilia na cicatrização de  feridas, queimaduras e inflamações, pois os taninos formam  uma camada protetora (complexo tanino-proteína e/ou polissacarídeo) sobre tecidos lesionados favorecendo a cicatrização

A  inulina pertence a classe  dos Frutooligossacarídeos

(FOS) é considerada um alimentos prebiótico, pois desempenha funções fisiológicas no organismo como a prevenção de diarreia ou constipação  intestinal, com efeito na redução de substancias  tóxicas, redução do colesterol. A inulina  é uma fibra solúvel  fermentável  e resistente à ação da enzima salivar e das enzimas intestinais, chegando ao intestino grosso praticamente intactas promovendo efeitos protetores sobre a  microflora colônica.  Os alimentos prebioticos exerem influência sobre processos bioquímicos, fisiológicos do organismo, promovendo a melhora da saúde, reduzindo o  risco de  doenças crônicas e degenerativas.  A fibra solúvel atrai as moléculas de colesterol  carreando-as para fora do organismo para serem eliminadas através das  fezes. Esse processo obrigará o fígado a buscar mais colesterol livre na corrente sanguínea para a  produção da  bile diminuindo assim o colesterol total. O potássio é um mineral importante para a regulação  hidroeletrolítica  favorecendo  a eliminação da água em excesso, é muito difícil ocorrer sua  carência  a não ser nos casos de desidratação e após competiçõesem atletas. Nocaso das câimbras necessitamos de magnésio, sódio e potássio. Mas devemos ter mais preocupação com o magnésio que é menos ingerido pela população de um modo geral.  O magnésio é importante para as proteínas  e Participa  ativamente, nos processos da e estimulo  neuromuscular . O sódio  também é um mineral importante na  prevenção da câimbra por ser um mineral fundamental para todas as reações fisiológicas do organismo incluindo a sinalização  muscular .

A hortaliça cozida pode ser ingerida com tranquilidade por gestantes, o que não se deve tomar por conta própria são os  fitoterápicos concentrados e encapsulados vendido em farmácias .