O Poder das Frutas

Quando ingerimos frutas diariamente propiciamos ao nosso organismo uma grande variedade de vitaminas, minerais (potássio, cálcio, magnésio, zinco, selênio, entre outros), fitoquímicos (flavonóides) fibras solúveis e insolúveis. Os antioxidantes representados pelas vitaminas A, C e E protegem o organismo neutralizando os radicais livres que podem danificar as células gerando diversas doenças degenerativas, alem disso essas vitaminas também são importantes para produção de células de defesa no combate as bactérias. A laranja, o limão, mexerica e lima possuem terpenos e limonóides, que protegem o organismo de substâncias que estimulam a formação de câncer. Outro efeito produzido por essas substâncias é a redução da taxa do LDL no sangue ( mal colesterol). O ideal é que se beba o suco natural logo após o preparo, pois quando abrimos uma fruta ela perde a sua proteção natural que é casca e  entra  em contato direto com o oxigênio,  neste momento  a fruta começa a ser oxidada pela ação de enzimas pro-oxidativas perdendo parte de suas vitaminas. Algumas vitaminas contidas nas frutas como, por exemplo, a Vit C é sensível a luz e ao calor, por este motivo para que você obtenha a maior quantidade de vitaminas dos sucos naturais é recomendado o consumo imediato.

A casca das frutas deve estar presente nos sucos quando estas forem de plantio orgânico, da mesma forma que encontramos uma grande quantidade de vitaminas e fibras na casca das frutas podemos estar consumindo uma grande quantidade de agrotóxicos. Se você não sabe a procedência da fruta não consuma a casca. Existe uma forma de higienização que ajuda na retirada dos agrotóxicos porem não é 100% garantido. Após a higienização normal proceda da seguinte forma:

Coloque a fruta de molho em uma solução com um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e procure deixar ali por meia hora. As cascas normalmente desprezadas podem virar geléias, bolos, conservas.

Misturar legumes e verduras com frutas também é bom para a saúde. Quando misturamos hortaliças e frutas aumentamos a quantidade de nutrientes da receita, nossas células necessitam de no mínimo 40 tipos de nutrientes diferentes ao mesmo tempo para exercer as suas funções biológicas, essa mistura é uma ótima maneira de conseguirmos essa variedade.

É importante saber preparar estes alimentos. A centrífuga facilita a introdução das hortaliças em sucos principalmente para as crianças, mas não é fundamental, os sucos mistos podem ser feitos no liquidificador comum. Quando por exemplo o objetivo é o funcionamento intestinal a centrifuga não é a mais indicada exatamente por reter a fibras, ou seja, cada um deve comprar o eletrodoméstico conforme a sua necessidade. Outro perigo da centrifuga é que algumas pessoas passam a ingerir uma grande quantidade de sucos e podem acabar engordando, pois o suco de fruta é muito saudável, mas também pode ser bem calórico! Uma boa forma de unir frutas e hortaliças é através das saladas, em minha prática clinica costumo desenvolver diversas receitas para os meus pacientes onde misturo frutas e hortaliças. O liquidificador com copo de plástico pode apresentar um desgaste natural o que dificulta a higienização propiciando o crescimento bacteriano, alem disso o desgaste do plástico libera  bisfenol-A que é uma substancia  química usada na fabricação de plásticos e o seu consumo crônico  através do contato com alimentos esta relacionado com diversas doenças. O vidro é a melhor opção de material para o copo do liquidificador, pois alem de não conter Bisfenol A tem uma superfície lisa proporcionando uma higienização mais eficaz.