Matéria Revista o Globo - Shakes em beneficio da beleza

Shakes em beneficio da beleza

Escrito por Luciana Harfenist 

Quais os principais benefícios dos shakes para saúde e para beleza?

Os   shakes funcionais são uma mistura de nutrientes essenciais que devem ser elaborados conforme a sua individualidade bioquímica, e os seus objetivos.

A vida moderna e a correria do dia a dia acaba fazendo com que as pessoas deixem de fazer todas as refeições, e o que e pior optem por alimentos sem nutrientes que são fundamentais para formação de todos os tecidos do nosso organismo.

A baixa ingestão de proteínas, muito comum no público feminino está relacionada com a redução da massa magra, flacidez e celulite.

O colágeno e uma proteína fundamental para a manutenção de uma pele firme, pois trata-se de  uma proteína estrutural dependente de três aminoácidos, Lisina, Prolina e Glicina e da Vitamina C para poder ser  formado em nosso organismo.

Em mulheres na menopausa 30% colágeno é perdido na pele nos primeiros 5 anos da menopausa  e 2,1% por ano.

Uma alimentação desbalanceada pode potencializar essa perda e consequentemente a flacidez da pele.

Os Shakes proteicos feito com isolado proteicos, retirado do soro do leite, que e uma proteína de alto valor biológico com vasta comprovação cientifica na manutenção na massa magra, são uma execelente estratégia para obtenção  de uma pele mais saudável.

Whey protein Isolada (WPI): é uma proteína de rápida absorção.  Não contém lactose e gordura, e é rica em BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada, que ajudam na recuperação do desgaste muscular. É também fonte de cisteína, um aminoácido precursor de glutationa peroxidase, poderoso antioxidante, conferindo ao whey protein mais uma opção para reduzir o extresse oxidativo relacionado ao envelhecimento da pele.  Prefiro as opções que fornecem cerca de 27 gr de proteína pura, sem gluten, lactose, sem corantes.

Outro ingrediente   para os  shakes  com foco na oferta de proteínas essências para  formação do colágeno, é o próprio colágeno hidrolisado, acrescido de silício, vitamina  C e outras vitaminas que fazem parte da formação do colágeno.

O silício e fundamental para formação de colágeno, participa ativamente da estrutura da matriz extra celular, e da formação glicosaminoglicanas, serve como ponte entre as macromoléculas do tecido conjuntivo, e faz parte da formação de colágeno por agir na enzima prolina hidroxilase.

A aveia é   uma fonte extra de silício, sempre incluo nas receitas mas dependendo do caso suplemento com silício orgânico a venda em qualquer loja do ramo.

As Frutas  vermelhas e roxas ricas em antocianinas, carotenoides e vitamina C, ambas importantes para a inativação de radicais livres, que danificam as fibras  colágenas, como   Morango, Acerola, Mirtillo, e Framboesa Amora, Gogi Berry, Jabuticaba e polpa do Açaí pura.

A vitamina C é essencial   para a síntese do colágeno por ser requerida na hidroxilação da prolina. A síntese do colágeno na ausência da Vit C produz fibras anormais e contribui para as lesões na pele e fragilidade vascular.

 

As sementes de linhaça dourada, e a semente de chia são ricas em fibras importante para a manutenção de uma microbiota saudável e uma ótima absorção dos nutrientes. Ainda contem ômega 3, ácido graxo importante para modulação da inflamação gerada pelos radicais livres, toxinas ingeridas, poluição sendo fundamental para o tratamento da celulite.

E não podemos deixar de falar da agua pura! Água, que participa de 55% do peso corporal e compõe todas as atividades celulares e funções fisiológicas do nosso organismo.

Os Shakes nunca substituem refeições como almoço e o jantar, e sempre são feitos pela própria pessoa, com total conhecimento dos ingredientes. São ótimas opções para o desjejum e para lanches da tarde, pé-treino ou pós-treino

Os shakes são melhores aproveitados se tomados na hora? E se tomados em jejum, tem os resultados potencializados?

Por requererem muitos ingredientes diferentes, prefiro indicar no café da manhã, pois dessa forma já começamos o dia com um potencial de nutrientes formadores de proteínas, sacietógenos, antioxidantes, estimulantes do metabolismo.

Não recomendo as mistura prontas, prefiro que meus pacientes façam seus Shakes, conforme a receita com a consciência do que estão ingerindo, pois a misturas prontas sempre são carentes em algum nutriente.

A individualidade bioquímica  sempre deve  ser  considerada,  pessoas com pesos, alturas, idades, e composição corporal diferentes ( % de gordura), terão  necessidades diferenciadas.

 O ideal é receber um plano de tratamento dietoterápico individualizado.

  Shake anti Flacidez

WHEY PROTEIN ISOLADOSem gluten/sem lactose/ sem açucar1 SCOOP
FARINHA DE LINHAÇA  DOURADA/SEMENTE DE CHIA1 C. DE SOPA
MIRTILLO/ MORANGO2 C.DE SOPA CHEIA
 FARELO DE AVEIA1C.DE SOPA
COLAGENO HIDROLIZADO SEM SABOR SEM AÇUCAR COM SILICIO1 C.  DE SOPA
AGUAA GOSTO

 

 

 

 

Preparação

Liquidificar todos os ingredientes