Dra. Luciana Harfenist fala sobre a importância de incluir frutas na alimentação

Qual a importância de comer frutas diariamente?

Quando ingerimos frutas diariamente, propiciamos ao nosso organismo uma grande variedade de vitaminas, minerais (potássio, cálcio, magnésio, zinco, selênio, entre outros), fitoquímicos (flavonóides) fibras solúveis e insolúveis.

Os antioxidantes representados pelas vitaminas A, C e E protegem o organismo neutralizando os radicais livres, que podem danificar as células, gerando diversas doenças degenerativas. Além disso, essas vitaminas também são importantes para produção de células de defesa no combate as bactérias. A laranja, o limão, mexerica e a lima, possuem terpenos e limonóides, que protegem o organismo de substâncias que estimulam a formação de câncer. Outro efeito produzido por essas substâncias é a redução da taxa do LDL no sangue  (mal colesterol).

 

O suco natural tem que ser bebido logo após o preparo?

Sim. Quando abrimos uma fruta ela perde a sua proteção natural, que é a casca e entra em contato direto com o oxigênio. Neste momento, a fruta começa a ser oxidada pela ação de enzimas pro-oxidativas, perdendo parte de suas vitaminas. Algumas vitaminas contidas nas frutas como, por exemplo, a vitamina C, são sensíveis a luz e ao calor, por este motivo para que você obtenha a maior quantidade de vitaminas dos sucos naturais é recomendado o consumo imediato.

 

A casca da fruta também pode estar presente no suco? Nela estão a maioria dos nutrientes da fruta?

Sim. A casca das frutas deve estar presentes nos sucos quando estas forem de plantio orgânico, da mesma forma que encontramos uma grande quantidade de vitaminas e fibras na casca das frutas, podemos estar consumindo uma grande quantidade de agrotóxicos. Se você não sabe a procedência da fruta não consuma a casca. Existe uma forma de higienização, que ajuda na retirada dos agrotóxicos. Porém, não é 100% garantido. Após a higienização normal proceda da seguinte forma:

  • Coloque a fruta de molho em uma solução com um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e procure deixar ali por meia hora.

 

Misturar legumes e verduras com frutas é bom para a saúde?

Quando misturamos hortaliças e frutas, aumentamos a quantidades de nutrientes da receita. Nossas células necessitam de, no mínimo, 40 tipos de nutrientes diferentes ao mesmo tempo para exercer as suas funções biológicas, essa mistura é uma ótima maneira de conseguirmos essa variedade.