GASTRONOMIA FUNCIONAL

GASTRONOMIA FUNCIONAL

O estilo de vida moderno, com o tempo escasso para cozinhar ou treinar um profissional que possa exercer este trabalho com eficiência, veio favorecer refeições de preparo e consumo rápidos. Os alimentos industrializados tornam-se bastante úteis para suprir a falta de tempo disponível para o preparo das refeições. O problema é que nem sempre os consumidores escolhem os melhores produtos encontrados no mercado, prestando atenção apenas nas informações em destaque do rótulo, sem ler as informações nutricionais e muito menos a lista de ingredientes, o que pode levar a péssimas escolhas alimentares.

Apesar disso, há uma preocupação e conscientização crescentes da população por um estilo de vida mais saudável, gerando grande demanda por uma nutrição personalizada e alimentos práticos saudáveis. Os alimentos congelados se tornaram uma ótima solução para quem está sempre correndo atrás do tempo: matam a fome sem dar nenhum trabalho. Além disso, evitam o desperdício, pois as porções são individuais. Mas é preciso ter cuidado, pois nem todo produto congelado é feito dentro dos princípios de uma alimentação balanceada, podendo conter alto teor de gordura, sal e carboidratos refinados, um perigo para quem tem pressão ou colesterol altos, Diabetes, precisa emagrecer ou manter seu organismo em equilíbrio.

Hoje existem produtos que seguem os princípios da Gastronomia Funcional e utilizam equipamentos especiais com técnicas inovadoras, que permitem preparar alimentos com foco na melhoria da qualidade de vida e da longevidade, proporcionando menores perdas de nutrientes e uma refeição congelada bem mais saborosa e saudável. Une o prazer de comer com a dietética, que permite trabalhar o alimento para uma melhor utilização de seus nutrientes.  Adiciona alimentos funcionais, que além de possuírem nutrientes importantes para nosso organismo, apresentam compostos bioativos que ajudam a prevenir e tratar diversas doenças, como a semente de linhaça, por exemplo, que possui lignanas, ômega 3 e fibras, auxiliando na perda de peso e na redução dos sintomas da menopausa.

A arte de combinar bem os nutrientes e os compostos bioativos dos alimentos, com a utilização das melhores técnicas dietéticas e de preparo, preservam a qualidade, o sabor, a aparência, a textura e, principalmente, o valor nutricional dos alimentos.