Adoçantes

Os adoçantes foram criados para a substituição do açúcar e são essenciais para o tratamento dos diabéticos, porem mesmo para os diabéticos o seu consumo não deve  ser em excesso, observamos na pratica clinica um exagero no seu consumo através de produtos industrializados como refrigerantes,  iogurte balas….faz se necessário observar as quantidades recomendadas para cada tipo de adoçante, para evitar  possíveis problemas relacionados ao uso dos adoçantes. Para os que usam adoçantes diariamente o ideal é variar o tipo de adoçante, tenha 2 a 3 tipos em casa e a cada semana use um tipo. Dessa forma evitamos o acumulo de substâncias tóxicas ao organismo.

Alguns estudos demonstram que o uso excessivo do adoçante interfere na regulação natural da fome, pois quando ingerimos alimento com adoçantes enganamos o nosso cérebro. ao ingerimos um alimento adoçado artificialmente o  nosso organismo prepara-se para receber a glicose através da produção de enzimas e hormônios que fazem parte do metabolismo do açúcar, porem esse açúcar  não entrará na corrente sanguínea, causando a longo prazo alterações  na área da saciedade. Alem disso os adoçantes podem  viciar o paladar influenciando negativamente na escolha de alimentos mais saudáveis.

Em geral os alimentos que tem adoçantes também contém outros tipos de substancias artificiais que fazem mal a saúde.

Quem tem pressão alta ou insuficiência renal deve verificar as taxas de sódio de cada marca de adoçante. Os que contem sódio em sua composição não devem ser ingeridos por pacientes com controle de sódio e pelos pacientes renais. O ciclamato e a  sacarina, apresentam níveis elevados de sódio. Estudos ainda não conclusivos relacionam o consumo da sacarina com o  risco de câncer de bexiga.

Esses adoçantes também devem ser evitados por mulheres com tendência a retenção de liquido principalmente no período pré menstrual. Os melhores adoçantes para as gestantes usarem sem risco para a sua saúde e do seu  bebe são o STEVIOSÍDEO   que é um adoçante natural, extraído das folhas da Stevia Rebaudiana, planta nativa da fronteira do Brasil com o Paraguai não apresenta restrições de consumo, mantém o padrão em produtos quente ou frio pode ser usado por crianças e gestantes.   A sucralose é uma  adoçante elaborado a partir da modificação da molécula do açúcar, não altera a taxa glicêmica do diabético  e  não é absorvido por nosso organismo . A recomendação de adoçantes para gestantes deve se restringir a gestantes diabéticas e com excesso de peso.

Essa tabela apresenta os adoçantes aprovados para gestantes diabéticas, porém, eu prefiro indicar a stevia e a sucralose.

Crianças não devem consumir adoçantes a não ser no caso das crianças diabéticas e obesas com orientação de um nutricionista.

Os adoçantes devem ser consumidos com moderação em função da sua ação metabólica e não  pelas calorias que de um modo geral são muito reduzidas. Com os números crescentes da obesidade no mundo em função da vida moderna o consumo exagerado de produtos com adoçantes podem  mascarar a quantidade real de calorias ingeridas pelo organismo e por conseqüência  o tão esperado efeito emagrecedor pode não acontecer. Nosso organismo funciona através de mecanismos de sinalização constante e o adoçante interfere nesse mecanismo.

 Adoçantes dietéticos que contem calorias

  • Xylitol, Sorbitol e Manitol (4Kcal/g)  (podem causar diarreia) muito usados pela industria alimentícia na produção de doces diet
  • Aspartame (4Kcal/g)
  • Frutose (4Kcal/g)

Adoçantes dietéticos isentos de calorias

  • Acessulfame-k
  • Ciclamato de sódio
  • Estévia
  • Sacarina
  • Sucralose

Aspartame é contra-indicado para pessoas portadoras de fenilcetonúria, uma doença genética rara, que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando sérias conseqüências neurológicas. O Aspartame também esta relacionado com enxaqueca.

Recomendação máxima diária de adoçantes (OMS)

Para obter o valor diário (máximo) recomendado, basta multiplicar o valor abaixo pelo seu peso

  • Edulcorante Limite (mg/kg)
  • Acessulfame-K 15
  • Aspartame 40
  • Ciclamato 11
  • Sucralose 15
  • Sacarina 5
  • Stévia 4 – 5.5
  • Xylitol, Manitol, Sorbitol 15