Jejum intermitente

Jejum intermitente! Conheça mais sobre este método de emagrecimento

Você já ouviu falar no jejum intermitente? Se ainda não, hoje você terá a oportunidade de conhecer mias sobre esta técnica de emagrecimento, que tem feito parte da rotina de muitas pessoas que buscam pelo emagrecimento rápido. Confira!

Jejum intermitente o que é?

É uma técnica que hoje tem sido amplamente divulgada, como mais uma opção entre tantas dietas da moda. Mas é importante que você saiba que o jejum intermitente não é uma dieta e sim uma técnica utilizada há séculos pelos nossos ancestrais, e que hoje ganhou notoriedade na rotina de quem prioriza a boa forma. É só você voltar um pouquinho no tempo para se lembrar de nossos ancestrais, que jejuavam por longos períodos, pois se quisessem se alimentar tinham que caçar e pescar o próprio alimento.

Ao contrário do que acontece hoje, em que basta irmos ao supermercado, padaria, ou até mesmo abrir o armário de casa e pronto! O alimento está ali à sua disposição. Hoje, já não existe a necessidade de jejuarmos, mas há quem faça isso, seja por razões religiosas, para desintoxicação do organismo ou por qualquer outra razão pessoal.

O fato é que esta é uma técnica em que se utilizam períodos de jejum com períodos de alimentação, com o objetivo de alcançar o emagrecimento rápido.  Mas será que funciona mesmo? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Jejum intermitente como funciona?

Existem alguns protocolos para a prática do jejum, onde são estabelecidos da seguinte forma:

  • Jejum de 16 horas;
  • 24 horas;
  • 2 vezes na semana.

Conhecendo os protocolos

  • Jejum intermitente de 16 horas

É um dos mais seguidos por quem deseja alcançar a boa forma. Ele foi criado pelo sueco Martin Berkhan e propõe que você fique em jejum por 16 horas e pare de se alimentar por 8 horas (a conhecida janela da alimentação). De acordo com este protocolo, as mulheres devem jejuar por um período de 14 horas e ter uma “janela da alimentação” de 10 horas.

Vamos a um exemplo:

Você acorda, pula o café da manhã e se alimenta novamente do 12:00 até às 20 horas. A partir das 20:00 horas você retoma o jejum. No período de jejum, é permitido:

  • Beber água;
  • Café sem açúcar;
  • Qualquer outra bebida não calórica.

Agora atenção! Mesmo fazendo este tipo de jejum, o que vale é o equilíbrio da alimentação. Isso porque de nada irá adiantar jejuar por horas, e no horário em que for permitido se alimentar, comer qualquer coisa que vê pela frente. Você precisa ser seletivo, escolhendo alimentos de alto valor nutricional para compor o seu cardápio.

Caso isso não aconteça, e você encha seu corpo de porcarias, o resultado vai ser o ganho de peso, acompanhado de doenças de origem metabólica ao longo do tempo.

 

  • Protocolo de 24 horas

Este protocolo é conhecido como o método coma-pare-coma, ou seja, você faz um jejum de 24 horas, de 1 a 2 vezes na semana. O que apesar de ser um método bastante utilizado é o mais radical. Isso porque você janta em um dia, por exemplo, e só vai comer no jantar do dia seguinte. A refeição escolhida vai de acordo com suas preferências, você pode jejuar do café da manhã de um dia até o café da manhã do dia seguinte, ou do almoço de um dia até o almoço do outro dia.

Neste protocolo também são permitidos:

  • Café sem açúcar;
  • Chás sem açúcar ou qualquer outra bebida sem caloria.
  • Protocolo 5:2

Neste método, você come normalmente durante 5 dias da semana e nos outros 2 dias da semana faz uma dieta hipocalórica (de 500 a 600 calorias) por dia. Muitos estudos ainda têm sido feitos em torno deste protocolo, para comprovar sua real eficiência. Isso porque estudiosos sobre o assunto enxergam as calorias ingeridas como uma “quebra” do jejum.

Jejum intermitente benefícios

Listamos para você os principais benefícios desta técnica de emagrecimento. São eles:

  1. Emagrecimento

Estudos preliminares apontam que o jejum acelera o metabolismo, estimulando a perda de gordura porque as utiliza como principal fonte de energia. Os benefícios em relação ao emagrecimento gerado pelo Jejum estão relacionados a:

  • Redução calórica;
  • Alteração dos níveis hormonais, elevando os hormônios que favorecem o emagrecimento;
  • A queda dos níveis de insulina, o que favorece o não acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal;
  • Aumento dos níveis de GH, que favorecem o aumento de massa magra.
  1. Previne o diabetes

Por reduzir a resistência à insulina, o Jejum intermitente tem se mostrado eficiente para prevenir o diabetes tipo2.

  1. Prevenção às doenças cardíacas

Por auxiliar a reduzir as gorduras do organismo, esta técnica ajuda a prevenir as doenças cardíacas.

  1. Mantém a saúde cerebral

O JI favorece o aumento do hormônio conhecido por BNDF. Este hormônio atua no sistema nervoso, ajudando a manter as células cerebrais saudáveis.

  1. Combate o envelhecimento

Alguns estudos em ratos apontaram que aqueles que passaram pelo jejum intermitente, tiveram a vida prolongada em até 30% do que aqueles que não fizeram o que leva a concluir que pela sua ação anti-inflamatória do organismo, ele combate o envelhecimento precoce.

Resultado de imagem para Jejum intermitente pode ser feito por qualquer pessoa?

Jejum intermitente pode ser feito por qualquer pessoa?

A resposta é não! Esta técnica de emagrecimento não funciona da mesma forma para todo mundo, até porque cada pessoa tem um tipo de metabolismo e necessidades individuais em relação ao valor energético total  permitido por dia, para emagrecer de forma saudável.

Além disso, você só pode optar por fazer esta técnica de emagrecimento sob orientação médica e nutricional. Estes profissionais irão avaliar suas condições clínicas e nutricionais. Desta forma, poderão ser traçadas estratégias individuais de emagrecimento, levando em conta as suas necessidades e condições de saúde.

E mais! O que os estudos apontam é que o jejum intermitente não serve para todo mundo. Sua eficiência foi demonstrada em maior nível em uma população que já tenha uma rotina com um adieta low carb (baixo carboidrato), o que torna o corpo cetoadaptado a esta estratégia nutricional.

O que significa que para seguir o jejum intermitente, o seu organismo já deve estar habituado a utilizar as gorduras como fonte de energia. Além disso, como todo processo de emagrecimento, mesmo em menor quantidade o jejum intermitente também gera um processo de perda de massa magra, ou seja, se você não tiver uma rotina de atividade física, o resultado será a perda de massa magra.

Isso porque juntamente com a gordura, você perde músculos e água, é necessário fortalecer os seus músculos e ganhar resistência para emagrecer de forma saudável. Os pontos negativos não param por aí, se feito de qualquer maneira o jejum intermitente pode servir como um gatilho para compulsão alimentar.

Isso se explica no fato de que ao passar horas e horas sem se alimentar, se a pessoa não tiver o autocontrole ao fazer a primeira refeição, irá comer o que deve e o que não deve o que fará ganhar peso ao invés de perder.

Além disso, o jejum intermitente mal orientado pode trazer sintomas coo:

  • Desidratação;
  • Hipoglicemia;
  • Fraqueza;
  • Dificuldade de concentração entre outros sintomas que variam conforme a individualidade de cada um.

O que podemos concluir que esta estratégia nutricional quando mal orientada, pode comprometer a qualidade de vida da pessoa.

Contraindicações

A prática do jejum não é recomendada para:

  • Quem está abaixo do peso;
  • Tenha histórico de anorexia ou bulimia;
  • Gestantes ou que estejam tentando engravidar, ou ainda que esteja amamentando.

Como você pode ver o jejum intermitente apresenta alguns benefícios ainda em estudos, assim como pontos negativos que devem ser considerados, antes de se tornar um adepto.

É neste momento que te convido a experimentar o caminho da reeducação alimentar, que como o próprio nome sugere, tem o objetivo de moldar os seus hábitos alimentares de forma natural, trazendo como uma consequência natural o emagrecimento, mas muito mais do que isso, a oportunidade de ganhar uma vida com qualidade mudando sua rotina para melhor.

Este post te ajudou de alguma forma? Então não deixe de curtir, comentar e compartilhar. Assim poderemos saber o quanto estamos fazendo a diferença na sua vida, rumo a melhor qualidade de vida!

Até a próxima!

 

Assista o meu Vídeo sobre Jejum Intermitente com mais informações relevantes sobre o tema!

YouTube-logo-full_color

 

 

JEJUM INTERMITENTE