Alfarroba

alfarroba

alfarroba

 

A  Alfarroba é isenta de substâncias alergênicas e ou neuro estimulantes como a cafeína e teobromina, presentes no chocolate feito com cacau. Contem  fibras  solúveis (pectina) e insolúveis (celulose) importantes para a redução do colesterol, da glicemia  e para a  flora intestinal, pois contém 16% menos gordura do que o cacau.

A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A sua vagem comestível,  é semelhante a do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, da semente é extraída goma, formada por  carboidratos complexos, utilizada na indústria alimentícia. O pó ou a farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é um substituto para o cacau,  e muito utilizado por pessoas que tem alergia ao cacau, mas atenção o produto industrializado da alfarroba também tem calorias e deve ser consumido conforme a individualidade bioquímica de cada um. Ela substitui o chocolate, pois contém aspectos e paladar semelhante ao do cacau. Além disso, a alfarroba não contém glúten e possui um bom potencial antioxidante contribuindo para a inativação dos radicais livres e para a prevenção de doenças crônico-degenerativas.

A Alforroba é mais uma opção de alimento rica em vitaminas para compor um planejamento alimentar equilibrado para a prevenção do diabetes, câncer, cardiopatias. Um estudo na Espanha constatou que a alfarroba possui uma enorme quantidade de antioxidante superior ao do vinho tinto.

Contém vitamina A é necessária para formar e manter saudáveis os tecidos de todo o corpo, em particular dos olhos, da pele, dos ossos e os tecidos dos aparelhos respiratório e digestivo. Também é de grande importância para o funcionamento eficaz do sistema imunológico, pois fornece vitamina B1 importante para o sistema nervoso, B2 é muito importante para a pele, metabolismo das enzimas, olhos, células nervosas, Niacina que contribui para a relação do bom e mau colesterol e para os triglicerídeos, Cálcio para a saúde dos ossos, Ferro para a prevenção de anemias, Magnésio importante para a saúde dos ossos e prevenção de câimbras, TPM e outros.

Em geral os produtos da Alforroba pode ser consumidos nos intervalos das refeições 1 vez ao dia ou utilizados em receitas de bolos e doces em geral. tem 25  gr alfarroba  contém cerca de 116 calorias, e25 gde  chocolate ao leite contem entre 135 calorias 145 conforme o fabricante. Não contem glúten sódio e  nem lactose em sua composição  original.

Em 100gramas de alfarroba em pó:

Quantidade (g)

Energia (Kcal)

Proteína(g)

Carboidrato(g)

Lipídios(g)

Fibras(g)

Sódio(mg)

100

380

0

89

2,6

6

0

Enriquecendo a alimentação

Podemos adicionar ao prato nosso de cada dia alimentos ricos em nutrientes trocando ou incluindo outros ingredientes que não pesam tanto no bolso e ficam saborosos. O tradicional arroz branco que a maioria das pessoas não abre mão pode ser transformado em um alimento saudável em fibras e fitoquímicos. Inclua vegetais ao arroz como cenoura, brócolis, cogumelo. Alem disso podemos incluir ervas e especiarias como orégano, ervas finas, cúrcuma, açafrão brasileiro ou curry.

Já existe hoje no mercado vários tipos de arroz integral e com multigrãos que devem ser introduzidos no cardápio por serem  fonte de fibras ( redução de colesterol e controle da  glicemia)  riquíssimos em vitaminas do complexo B, importante para produção de neurotransmissores que geram saciedade,  para a  pele, cabelo e para concentração e saúde intestinal.  Preferir sempre o molho de tomate no lugar do molho branco. O molho de tomate contém uma ótima quantidade de Licopeno, um carotenóide importante para a realização de diversas reações bioquímicas. Sempre optar por  proteínas sem gordura aparente prepradadas  sem adição gordura . (grelhadas, cozidas e assadas) ingerir mais peixe do que outros tipos de proteínas. A tradicional lasanha pode ser feita com berinjela no lugar da massa, basta cortá-la no sentido do comprimento ferventa-la rapidamente e montar a lasanha com as fatias de berinjela no lugar da massa feita com trigo. O queijo amarelo presente e muitas receitas pode ser trocado pela ricota, cotage , ou queijo branco. Suflê, sanduíches, molhos para massa…

O pão feito com farinha refinada deve ser trocado por pão integral feito com farinha 100% integral. (deve estar escrito na embalagem) a farinha integral retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais  saciedade alem de inundar o seu organismo com  nutrientes importantes  a   saúde. Durante o refinamento do grão de trigo, todos os nutrientes e vitaminas, são retirados junto com a casca do grão de trigo.

No café da manha uma bela vitamina protéica com leite de soja ou isolado protéico, batidos com frutas e cereais integrais. No lugar do tradicional café com leite e pão com manteiga

Comer sempre de 3 em 3 horas, nos lanches intermediários preferir frutas ou frutas secas ou nozes e castanhas no lugar dos biscoitos cheios de gordura hidrogenada e açúcar embutidos.

Substituir refrigerantes por sucos de fruta natural e pela AGUA PURA! A água é fundamental para que todas as reações bioquímicas do organismo aconteçam plenamente. Percebemos no consultório que as pessoas cada vez mais trocam a água pura por bebidas gaseificadas e por sucos industrializados  e em sua maioria bebem menos de1 litrode líquidos ao dia .

As trocas inteligentes de alimentos refinados e industrializados por alimentos naturais integrais e ou a inclusão de hortaliças em preparações comuns refletirão positivamente na energia para o trabalho, estudo, exercícios físicos,  na concentração, no transito intestinal, digestão, pele, cabelo, sono, imunidade, e na diminuição  da gordura corporal

A alimentação rica em alimentos de verdade, e por este motivo muito mais  saudável deve ser praticada por todos e em todas as idades, pois já esta mais do  que comprovado pela literatura científica os benefícios diretos na qualidade de vida das pessoas, em função da  influência no bem estar físico e mental e  na prevenção de doenças crônicas e degenerativas  e no tratamento de pessoas já  doentes.