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Alimentos da moda: será que eles ajudam na sua dieta? GNT

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Tapioca, chia, goji berry, glúten: mocinhos? vilões? Sera que eles ajudam? Sentido horário: goji berry, glúten, tapioca e chia Alguns alimentos sempre estiveram ali, ao nosso alcance, mas, de repente, viraram super-heróis da dieta. Ou supervilões. Mas, afinal, será que eles são mesmo tudo aquilo que andam dizendo por aí? “Não existe nenhum alimento que por si só vai exercer o efeito emagrecedor. Emagrecimento é um processo de reeducação alimentar. É necessário ativar o metabolismo com um combinado de alimentos certos”, adianta a nutricionista funcional e esportiva Luciana Harfenist. Listamos, abaixo, quatro alimentos que vêm sendo incluídos ou excluídos da dieta, com promessas de emagrecimento. Confira: GOJI BERRY “Goji berry promete emagrecer até 5 kg em 1 mês.” “Goji berry tem poder rejuvenescedor.” “Goji berry elimina celulite.” Mas não é exatamente assim, e Luciana Harfenist esclarece como o goji berry atua no organismo, em função desses benefícios. “O goji berry tem carotenóides, responsáveis por proteger a fruta do tempo e eles têm o mesmo efeito no nosso organismo. Por isso dizem que rejuvenesce, mas isso é a ação antioxidante, ou seja, apenas retarda o envelhecimento”, explica. A fruta não emagrece ou elimina a celulite, exatamente. “O que ela faz é reduzir a produção das substâncias inflamatórias. Celulite é a inflamação nas células de gordura”, avisa. CHIA Emagrece e reduz a gordura? Hum, ajuda. Mas não adianta nada se não estiver aliada a uma alimentação saudável. “A chia é fonte de fibra. A fibra gera saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a absorver melhor os nutrientes e melhorar a detoxicação hepática (retirada de substâncias tóxicas do organismo, que ocorre principalmente pelo intestino e fígado)”. Luciana explica que essas sementes têm fibra solúvel, o que aumenta pelo menos 10x o tamanho dela, por isso sacia tanto. “Mas a chia, ao contrário do que muitos pensam, tem bastante caloria. Não é alface!“, alerta. GLÚTEN Muita gente pensa que tirar o glúten da alimentação é sinônimo de emagrecimento. E, de fato, como ele está presente em pães e biscoitos, quando se exclui esse grupo de alimentos, consomem-se menos calorias. Mas não pelo glúten, exatamente. “O glúten interfere na permeabilidade da membrana intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes. Se eu tenho alteração nesse metabolismo, passo a absorver o que não preciso, facilito a entrada de toxinas”, explica Luciana. A especialista lembra, ainda, que para uma dieta sem ele é preciso recomendação médica.”Mas não é todo mundo que precisa. Se o paciente não tem nenhum problema de intestino, substituir o pão normal pelo integral funciona na dieta”, avisa. Para a desintoxicação, avalia a especialista, é preciso tirar o glúten da rotina alimentar porque ele interefe na digestão. “Mas existe um periodo de desintoxicação. Meu detox dura 21 dias, no máximo”, alerta. TAPIOCA A tapioca é uma alternativa ao glúten, ao pão do dia a dia, conta a nutricionista. “Mas ela não tem nada de emagrecedor e nem nutricionalmente é melhor do que qualquer outra farinha. A tapioca tem alto índice glicêmico e engorda bem”, alerta. Segundo … Continue lendo

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Técnica chamada de Branqueamento

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  Sempre que cozinhamos um vegetal e congelamos acontecem as perdas nutricionais. Mas para reduzir essas perdas, existe uma técnica chamada de branqueamento. Essa técnica é uma etapa essencial para a manutenção da qualidade dos vegetais antes do congelamento e para o pré-preparo. O branqueamento inativa a ação enzimática que afeta a qualidade dos vegetais durante e/ou após seu preparo, reduz a quantidade de micro-organismos da superfície e mantém o vegetal mais firme e mais nutritivo. O processo é realizado através da imersão do vegetal em água (85 a 100°C) ou vapor d’água por 1 a 10 minutos, conforme o grau de dureza de cada alimento. Fases da preparação: Branquear (escaldar) os vegetais em 2,5 litros de água, mergulhando cerca de 300g cada vez, com o auxílio de uma peneira. Os vegetais deverão ficar imersos na água fervente pelo tempo indicado na tabela adiante. A mesma água pode ser usada para até 8 porções do mesmo tipo de vegetal, aguardando-se levantar fervura antes de mergulhar nova porção (para vegetais diferentes é necessário trocar a água). Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira. Passar primeiramente os vegetais em água fria e em seguida mergulho-los em água com gelo. Secar bem, embalar e etiquetar. Atenção: Os vegetais a congelar devem ser frescos e bem lavados, retirando-se as partes danificadas, permanecendo ao refrigerados até a hora da preparação. #dicasluharfenist #lucianaharfenist #dicadanutri #nutricaofuncional#vidasaudavel #saude #congeladosdanutri #viverbem #detox #atividadefisica #estetica#bemestar #alimentacaosaudavel #semgluten #nutricaoesportiva #lifestyle #cozinhafit#healthyfood   DOWNLOAD -BRANQUEAMENTO DE VEGETAIS

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Maca peruana vira mito – Matéria revista o globo

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Maca peruana vira mito porque aumentaria libido e controlaria apetite Da família dos tubérculos ela é consumida em pó ou cápsulas   RIO – Conhecida como “Viagra dos incas” e “milagre dos Andes” em seu país de origem, a maca peruana mantém esta fama graças a altas concentrações de ferro, cálcio e zinco. Somadas à fartura de fibras, carboidratos e vitaminas (B e E), as “atribuições” teriam como consequências para o organismo o aumento da energia e da potência sexual, o combate ao estresse e ao envelhecimento da pele e o controle da depressão e do apetite, entre outras. Mais: para homens e mulheres, afloraria a libido; no caso deles, ainda estimularia a produção de espermatozoides. — Por ser rica em ferro, a maca peruana ajuda no combate à anemia. Por causa do cálcio, é recomendada para mulheres na menopausa, pois atenua ondas de calor. O zinco é essencial para a formação de esperma — diz a nutricionista Luciana Harfenist. — Então, além de melhorar o rendimento e de proporcionar disposição, estimula, de forma natural, a produção de hormônios sexuais femininos e masculinos. Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade Peruana Cayetano Heredia, publicado no ano passado no “Asian Journal of Andrology”, é referência para especialistas na área aqui no Brasil. A pesquisa acompanhou os efeitos da maca peruana em homens de 24 a 44 anos por quatro meses, e comprovou que o nível de testosterona subiu, assim como a quantidade de espermatozoides. Por isso, acredita-se que a proeza de melhorar a potência sexual e seu suposto efeito afrodisíaco não são lenda, diz Luciana Harfenist — A maca peruana promove um estado geral de bem-estar. O equilíbrio hormonal auxilia no controle de estresse, ansiedade e depressão, e também melhora a potência e o desempenho masculinos, ajudando na disfunção erétil e na fertilidade — observa o nutrólogo Romualdo Lima. Da família dos tubérculos (raízes de plantas como rabanete, inhame e batata-doce), a maca peruana é consumida por aqui na versão em pó (também chamada de farinha de maca peruana)ou em cápsulas. O alimento original é raridade em feiras e mercados, mas os demais formatos estão nas prateleiras de lojas de produtos naturais (entre R$ 30 e R$ 50) e até na Casa Pedro (média de R$ 100, o quilo). No caso da versão em pó, em geral, é misturada a sucos, saladas de frutas, iogurtes e shakes. A falta de energia foi o que motivou a confeiteira Roxana Moreno a experimentar a maca peruana. Tomou a farinha durante um mês e sua impressão, no entanto, é de que não surtiu o efeito desejado: — Misturava o pozinho com iogurte e frutas todos os dias pela manhã, mas confesso que não me senti mais disposta. A medida a ser ingerida é de uma colher de sopa por dia — a consultar. — A maca peruana pode ser usada em doses mínimas todos os dias. Mas o ideal é passar por uma avaliação médica antes — completa Romualdo. Há controvérsias sobre sua capacidade … Continue lendo

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Alfarroba

  A  Alfarroba é isenta de substâncias alergênicas e ou neuro estimulantes como a cafeína e teobromina, presentes no chocolate feito com cacau. Contem  fibras  solúveis (pectina) e insolúveis (celulose) importantes para a redução do colesterol, da glicemia  e para a  flora intestinal, pois contém 16% menos gordura do que o cacau. A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A sua vagem comestível,  é semelhante a do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, da semente é extraída goma, formada por  carboidratos complexos, utilizada na indústria alimentícia. O pó ou a farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é um substituto para o cacau,  e muito utilizado por pessoas que tem alergia ao cacau, mas atenção o produto industrializado da alfarroba também tem calorias e deve ser consumido conforme a individualidade bioquímica de cada um. Ela substitui o chocolate, pois contém aspectos e paladar semelhante ao do cacau. Além disso, a alfarroba não contém glúten e possui um bom potencial antioxidante contribuindo para a inativação dos radicais livres e para a prevenção de doenças crônico-degenerativas. A Alforroba é mais uma opção de alimento rica em vitaminas para compor um planejamento alimentar equilibrado para a prevenção do diabetes, câncer, cardiopatias. Um estudo na Espanha constatou que a alfarroba possui uma enorme quantidade de antioxidante superior ao do vinho tinto. Contém vitamina A é necessária para formar e manter saudáveis os tecidos de todo o corpo, em particular dos olhos, da pele, dos ossos e os tecidos dos aparelhos respiratório e digestivo. Também é de grande importância para o funcionamento eficaz do sistema imunológico, pois fornece vitamina B1 importante para o sistema nervoso, B2 é muito importante para a pele, metabolismo das enzimas, olhos, células nervosas, Niacina que contribui para a relação do bom e mau colesterol e para os triglicerídeos, Cálcio para a saúde dos ossos, Ferro para a prevenção de anemias, Magnésio importante para a saúde dos ossos e prevenção de câimbras, TPM e outros. Em geral os produtos da Alforroba pode ser consumidos nos intervalos das refeições 1 vez ao dia ou utilizados em receitas de bolos e doces em geral. tem 25  gr alfarroba  contém cerca de 116 calorias, e25 gde  chocolate ao leite contem entre 135 calorias 145 conforme o fabricante. Não contem glúten sódio e  nem lactose em sua composição  original. Em 100gramas de alfarroba em pó: Quantidade (g) Energia (Kcal) Proteína(g) Carboidrato(g) Lipídios(g) Fibras(g) Sódio(mg) 100 380 0 89 2,6 6 0 Enriquecendo a alimentação Podemos adicionar ao prato nosso de cada dia alimentos ricos em nutrientes trocando ou incluindo outros ingredientes que não pesam tanto no bolso e ficam saborosos. O tradicional arroz branco que a maioria das pessoas não abre mão pode ser transformado em um alimento saudável em fibras e fitoquímicos. Inclua vegetais ao arroz como cenoura, brócolis, cogumelo. Alem disso podemos incluir ervas e especiarias como orégano, ervas finas, cúrcuma, açafrão brasileiro ou curry. Já existe hoje no mercado vários tipos de arroz integral e … Continue lendo