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Semente de abóbora

Semente de abóbora A abóbora (Cucurbita pepo) é um vegetal originário da América do Norte e Central e atualmente é cultivada em todo o mundo.      As  sementes de abóbora podem ser consideradas boas fontes de proteína (320g/kg) e óleo (450 g/kg), possibilitando o seu uso na fortificação de alimentos e aumentando assim, as concentrações proteicas de preparações.  O óleo da semente de abóbora possui propriedades antioxidantes em função da  vitamina E, presente em sua composição  principalmente ?-tocoferol e ?-tocoferol. A vitamina E age como antioxidante lipossolúvel fundamental para prevenção da peroxidação lipídica causada pela ação dos radicais livres nas membranas biológicas. Esta propriedade temestimulado pesquisas  para  avaliar a sua habilidade para prevenção de doenças crônicas especialmente aquelas relacionadas ao estresse oxidativo.  Segundo uma  publicação da revista Higiene Alimentar, de Lanzillotti et al. (2001), a semente de abóbora mais precisamente sua polpa apresenta discreto efeito como vermífugo atuando  na prevenção das parasitoses,  e simultaneamente  em função de suas fibras solúveis, tambem tem a capacidade de estimular o crescimento das bactérias benéficas ao intestino e para imunidade.   As sementes também contem  zinco,  cobre, fósforo, ferro, selênio minerais essenciais ao  sistema imunológico.    Zinco é um mineral essencial para a produção de anticorpos e para um sistema imunitário saudável, sua  carência  aumenta a suscetibilidade à infecções.O  Ferro é componente essencial da hemoglobina e de diversas  enzimas relacionadas ao metabolismo da energia. A carência de ferro esta relacionada a baixa imunidade por reduzir a atividade dos glóbulos brancos. Também é riquíssima em magnésio  a semente de abobora. Segundo  estudos  do departamento de medicina do hospital St.Lukes , baixos níveis de magnésio predispõe a doença obstrutiva pulmonar  –  Serum magnesium is an independent predictor of frequent readmissions due to acute exacerbation of chronic obstructive pulmonary disease – Surya Prakash Bhatt_, Pooja Khandelwal, Sudip Nanda,  Jill C. Stoltzfus, Gloria T. Fioravanti – Department of Internal Medicine, St. Luke’s Hospital, 801, Ostrum Street, Bethlehem, PA 18015, USA  Received 26 September 2007;   O selênio faz parte da enzima antioxidante (glutationa peroxidase) que atua no interior da célula inativando os  radicais livres A ingestão insuficiente  de selênio reduzem as concentrações da enzima antioxidante glutationa peroxidase, diminuindo a nossa capacidade antioxidante (SCIESZKA et al, 1997;  BIANCHI & ANTUNES, 1999), e consequentemente reduzindo a imunidade.   Modo de usar : A semente de abobora pode ser utilizada  em saladas conferindo um toque crocante  a preparação . Pode ser usada em sucos( na forma de farinha),  como substituto da farinha de trigo em crepes, bolos, tortas,  e ou pura como tira gosto sem casca Sua semente pura e sem sal pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Quantidade : Sementes sem sal 1 c. de sopa ao dia, farinha da semente de abobora 2 c. de sopa ao dia.  Como preparar a farinha da semente de abobora Selecionar sementes de abóbora, lavar em água corrente e secar ao natural. Depois, torre as sementes por 20 minutos em fogo brando (em panela antiaderente ) ou no forno salteando  até dourar.  Deixar esfriar, liquidificar e  peneirar. Conservar em … Continue lendo

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Comemore mas não engorde!

Durante os dias de festas faça refeições  equilibradas até o lanche da tarde, que deve ser reforçado, para que você possa chegar à ceia com elegância e tranquilidade.  Comece a ceia com uma salada incrementada.  Use e abuse de frutas, saladas, carne de peru e lombo assado. Deixe as peles das aves de lado. Elas são ricas em gorduras e calorias. Prefira sempre o peito à coxa. Molhos à base de iogurte, ricota e requeijão são ótimos para servir com os assados. Manteiga, margarina e óleo podem ser substituídos por sucos de frutas e molho de soja para regar os assados. Compotas de frutas, gelatinas e sorvetes de frutas são ótimas sobremesas e menos calóricas que tortas e bolos.Durante os preparativos, controle-se para não ficar beliscando antes da festa. Prefira bebidas alcoólicas mais leves, como vinho, champanhe ou  suco de frutas.  Beba um copo d’água entre cada copo de álcool, dessa forma, você se mantém hidratado e ingere uma quantidade menor álcool . Não se esqueça de incluir  verduras em seu prato, elas são ricas em fibras e são saciedade.  Aumente sua atividade física durante o período. Importante:   A ceia de Natal ou de Ano-Novo representam apenas  2 refeições ! No dia seguinte volte para sua alimentação normal!  Procure alternativas menos calóricas, abuse das frutas frescas como cereja, bacaxi e pêssego. O Panetone é a cara do Natal, mas atenção 1 fatia pode conter mais de 350 kcal!  Existem no mercado novidades para quem quer emagrecer, como versões light e para o consumo dos  diabéticos, leia o rotulo antes da compra. Prefira peixes e aves , são mais saudáveis que a carne bovina e suína,  pois possuem menor  quantidade de gordura saturada . Peru Temperado Congelado Sadia – 100g = 104kcal Tender de Peru Sadia – 50g = 106 kcal FELIZ 2014